top of page

Você sabe o que é Síndrome da Morte Súbita?


A morte súbita ocorre quando um bebê morre sem nenhuma causa aparente. As famílias geralmente encontram a criança morta, sem movimento respiratório, levam ao hospital e não é identificada nenhuma causa. Alguns locais indicam a realização de necrópsia, para que seja investigado o motivo pelo qual a criança veio a óbito, bem como investigação do ambiente familiar.

Muitas vezes são encontrados problemas intrínsecos da criança que não haviam sido identificado anteriormente, no pré-natal ou após o nascimento.


QUE TIPO DE PROBLEMAS?


Problemas cardíacos, neurológicos, que de alguma forma estes órgãos, tanto o cérebro como o coração, podem apresentar alguma falha que seja desencadeada. Fazendo com que o coração pare de bater, ou que o cérebro atue de forma inadequada.


QUAIS SÃO OS FATORES DE RISCO?


Alguns estudos mostram que os principais fatores de risco de morte súbita de lactentes envolvem a posição do bebê ao deitar de barriga para baixo e a associação do fumo materno e paterno.


COMO PREVENIR A MORTE SÚBITA?


Existem algumas atitudes que podemos tomar para evitar algumas causas de morte súbita de bebês. Evite a exposição do seu bebê a cigarros, tanto não deixar que as pessoas fumem perto do seu bebê, como, se você é fumante, evite fumar. Não deixe seu bebê dormir de barriga para baixo, nem mesmo de lado. A posição correta sempre é de barriga para cima. Oferte leite materno ao seu bebê, pois é uma forma de proteção não somente contra a morte súbita como de várias outras situações. Outra dica importante é não deixar o bebê dormir na cama com o casal, pois o risco de sufocamento ou trauma que a criança pode ser submetida no decorrer da noite é muito grande.


Grande Abraço, Marcelo Saldanha

Pediatra















Comentários


bottom of page