top of page

🔷 Usar lenços umedecidos ou algodão para limpar o bebê 👶❓



Aqui nas redes sociais ou no atendimento presencial, sempre gosto de falar com vocês, buscando entender a complexidade que envolve a maternidade. As rotinas e contextos são muito diversos. Isso resulta na formação de um modelo único de cuidado do bebê, exclusivo de cada grupo familiar.


Feita a ressalva, vamos conversar sobre o que consideramos o ideal:


✅ O melhor, para o bebê, é usar algodão e água morninha. Em casa, para ficar mais prático, pode aquecer levemente um litro de água e colocar em uma garrafa térmica bem limpinha.

Após limpar bem (sempre com delicadeza), seque bem a pele antes de colocar uma nova fralda.



🤱🏽 Mamãe: - Mas doutor, são tão mais práticos!


👨‍⚕ Marcelo: - Será mesmo? Vamos desmistificar isso daí, taoquei 😂!



🔷 Conheça agora os 4 motivos que tornam o algodão a melhor opção❗



➡ Motivo 1: Na composição dos lenços umedecidos existem produtos químicos que não trazem nenhum benefício para a pele do bebê. Ao contrário disso, podem causar alergias. Ao expor os bebês a estes químicos, desde tão pequenos, é importante estar consciente que eles podem causar dermatite de contato.


🔷 Ah! Mas minha vizinha usou e nunca aconteceu nada❗


Bem, talvez não seja bem assim. Aquelas assaduras persistentes, muitas vezes são causadas, ou agravadas pelos populares lenços umedecidos.

Além do mais, assim como pode não acontecer nada, para quê arriscar o bem estar do bebê?



🚫 Não exponha seu bebê a riscos desnecessários❗



➡ Motivo 2: A limpeza com algodão é melhor e custa mais barato! Invista o dinheiro que iria usar comprando centenas de lenços no tesouro direto! Assim, vc estará cuidando do presente e do futuro do seu bebê! Se o orçamento estiver apertado, pense que esse dinheiro pode garantir outras necessidades do bebê. Não desperdice recursos financeiros para oferecer algo que, além de pior para a saúde do bebê, é muito mais caro!



➡ Motivo 3: Além da pele do bebê e o bolso da família agradecerem, o meio ambiente também fica feliz 😁!

Pense nos milhares de lencinhos degradando na natureza! O cuidado com meio ambiente é tarefa de todos nós. Quem tem filhos, deve se sensibilizar ainda mais com essa responsabilidade, pois tem um serzinho que recém chegou ao mundo e tem direito de o usufruir! 🌱


➡ Motivo 4: o uso do algodão também é prático, especialmente em casa. Admitimos: em termos de praticidade, na hora do passeio, o lenço leva a melhor na comparação. Para estes casos, dou a dica no final do post❗



👨‍⚕Doutor,

você proíbe o uso de lenços umedecidos aos seus pacientes 👶❓



Claro que não!

Sabemos que cada família tem sua realidade, mas é meu papel informar o melhor para a saúde do seu bebê!

E, se os lenços forem usados apenas eventualmente, quando estiver fora de casa, os riscos de causar problemas diminuem muito! Você só não deve usar como rotina, especialmente nos bebês mais pequenos.



👨‍⚕Mas Doutor, na creche é obrigatório mandar lenços umedecidos❗



🔷 Aí temos duas situações:



1. Creches particulares: na hora de escolher onde seu bebê vai ficar, um dos itens muito importantes a se verificar é como são realizados os cuidados de higiene dos bebês. Fuja de lugares que não tem o compromisso de fazer o melhor para a saúde do seu tesouro!



2. Creches públicas: nesse caso, nem sempre é possível escolher. Porém, como o bebê normalmente já vai para creche um pouco mais grandinho, depois dos 4 meses, tudo bem. Afinal, cada família tem um contexto diferente. Mas, se tiver que usar lenços umedecidos na creche, presta atenção na próxima dica!




✅ Que lenço umedecido usar❓



➡ Verifique a composição do produto. Alguns lenços possuem o conservante chamado metilisotiazolinona, que é um produto químico altamente irritante. Estes, não valem a pena, mesmo se estiverem em promoção!



🔷 Existem outras alternativas ❓



➡ Atualmente no mercado existem cremes e fluídos de limpeza, próprios para limpar a pele delicada do bebê sem agredir. Eles também podem ser uma opção para os passeios. Porém, bons produtos são caros, por isso, considere usá-los apenas em ocasiões especiais ou quando a lambança é muito grande e por algum motivo não é possível dar banho no bebê logo em seguida.



Gostaram das dicas❓

Esse texto foi feito para atender a dúvida enviada pela @ruteferreira2014152


Não esquece de marcar as migas!


Abraços 🤗


Marcelo Saldanha Pediatra




Posts Relacionados

Ver tudo

留言


bottom of page