top of page

TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE FIMOSE

• O que é:

Fimose é a incapacidade de expor a glande (cabeça do pênis). Acredita-se que 97% dos meninos nascem com essa incapacidade.

Então, é normal? Meu filho nasceu com fimose? E agora, o que eu faço? Calma, eu explico!

Existem dois tipos de fimose, a fimose fisiológica, que é apenas uma aderência da cabeça do pênis com a pele que a reveste e que volta ao normal à medida que a criança cresce. E existe a fimose patológica que, normalmente, apresenta um anel fibroso na pele do prepúcio (pele que cobre a cabeça do pênis) e que não volta ao normal à medida que a criança cresce.


• Até que idade melhora?

Normalmente observamos uma melhora no segundo ano de vida.


• Como é essa melhora? É esperado que ainda não seja possível expor toda a glande, mas observamos que ela está um pouco mais visível naturalmente e quando fazemos uma leve massagem observamos uma melhor exposição da glande. Mas cuidado, não devemos forçar! Com o passar do tempo, cada vez mais observamos uma melhor exposição da glande, até que por volta da puberdade a glande possa ser exposta completamente.


• Então, o que fazer? Observar a evolução dessa exposição da glande. Se cada vez mais a glande é mais exposta, temos uma evolução favorável, mas não fique forçando isso, faça uma leve massagem a cada três meses, com o intuito de observação da melhor exposição da glande.


• Devo fazer massagens para melhorar rápido? Era uma prática comum até pouco tempo atrás, inclusive recomendada por pediatras, mas hoje em dia observamos que, essa prática de massagens com intuito de expor a glande, piora a situação, provocando pequenos traumatismos na pele que reveste a glande, ocasionando uma fibrose nessa pele, tornando-a mais dura e menos maleável. Ou seja, as massagens rotineiras não devem ser feitas pelo risco de transformar uma fimose fisiológica em patológica.


• Como fazer higiene no pênis? Higienize o que você vê e não se preocupe se a glande não se expõe. Se ela se expuser com facilidade, limpe-a com suavidade, mas nunca force. Lembre-se: se machucar, pode piorar.


• Quando está indicado cirurgia?

1) Quando existe algum tipo de obstrução da saída da urina. O nível de fechamento é tão grande que observamos a formação de um balão e a saída da urina se faz com dificuldade;

2) Infecções de repetição tanto externamente, quanto internamente;

3) Não exposição da glande até a puberdade;

4) Formação de parafimose, que é quando a glande se exterioriza e fica estrangulada pelo prepúcio.


Grande abraço, Dr. Marcelo Saldanha - Pediatra.



Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page