top of page

Saiba como prevenir a Pneumonia


Pneumonia, infelizmente, ainda é muito comum entre as crianças e é a principal causa de morte entre bebês, principalmente entre aqueles que não recebem aleitamento materno e desnutridas. É uma doença que aparece mais nos períodos de inverno, com temperaturas mais baixas.


MAS O QUE É PNEUMONIA?


A pneumonia é uma infecção que ocorre no pulmão, que pode ser provocada por diversos agentes, entre os principais, bactérias, vírus e fungos. É percebida através de um raio-x, quando aparece uma mancha no pulmão. Só com a imagem radiológica é possível identificar qual o tipo de pneumonia, conforme o tipo da mancha.


É importante deixar claro que não existe ameaça nem princípio de pneumonia. Ou a criança tem, ou não tem.


QUAL É O TRATAMENTO?


Quando a pneumonia é ocasionada por um vírus, não existe um tratamento específico. Já a pneumonia bacteriana é possível ser tratada com antibiótico. Normalmente, é necessário a internação das crianças com pneumonia, principalmente para aquelas que ficam com dificuldade para respirar, precisando de uma suplementação de oxigênio, e por vezes necessita de antibiótico na veia. Com as crianças que não têm nenhuma dificuldade respiratória, estão tranquilas e ativas, o tratamento é feito via oral.


Infelizmente, algumas pneumonias apresentam algumas complicações maiores, como o derrame na pleura. O derrame pleural é um extravazamento de líquido do pulmão, acometendo a membrana que o recobre (pleura). Este líquido pode ser retirado através de um dreno, sendo necessário o tratamento hospitalar.


COMO IDENTIFICAR A PNEUMONIA?


Existem precedências de sintomas virais, ou seja, antes de ter pneumonia, a criança tem sintomas de gripe, resfriado, secreção nasal e febre intensa. Assim, é importante a consulta com o pediatra para identificar se há ou não a presença de pneumonia.


POR QUE ISSO ACONTECE?


Geralmente quando o organismo está um pouco mais fraco, em decorrência de que ele está se organizando para combater um vírus como o da gripe, por exemplo, e os outros vírus e bactérias que estão por perto aproveitam o momento de enfraquecimento e entram no organismo acometendo a criança e causando uma pneumonia.


COMO PREVENIR?


Quanto mais a criança for exposta a ambientes insalubres mais fácil ela pode desenvolver pneumonia. Por isso, procure evitar expor seu bebê ao fumo, ao frio de forma exagerada. Oferte leite materno e uma alimentação adequada. Evite também contato com pessoas doentes, principalmente com doenças respiratórias, e lugares muito fechados, com pouca circulação de ar. E lembre-se de higienizar as mãos sempre antes de tocar no bebê.


Felizmente, a maioria das crianças sobrevive à pneumonia de forma tranquila.


Grande Abraço, Marcelo Saldanha

Pediatra




Comments


bottom of page