top of page

RELACTAÇÃO

O QUE É

É uma técnica utilizada para estimular a produção de leite materno, quando a mãe tem baixa produção ou por outro motivo não consegue amamentar naturalmente.


QUANDO É RECOMENDADA?

Quando a mamãe não produz leite suficiente, baixou a sua produção por ter que ficar algum período sem amamentar, depois de ter tomado alguma medicação, realizado algum procedimento e quer retomar a amamentação ou quando o bebê ainda não conseguiu aprender a mamar direito. A técnica também pode ser utilizada por mães de crianças adotadas que desejam amamentar.


COMO FUNCIONA

• A ponta da sonda é fixada na ponta do seio materno, junto ao bico, como um canudinho; • O bebê deve sugar o peito e o canudinho ao mesmo tempo • Em um recipiente com leite materno ou fórmula láctea é colocado a outra ponta da sonda, em local elevado, para que o líquido desça com mais facilidade; • Assim, enquanto o bebê suga o seio da mãe, também recebe o leite pela cânula, ao mesmo tempo que ao sugar o peito está estimulando a produção do leite materno.


EM QUANTO TEMPO A PRODUÇÃO DO LEITE MATERNO RETORNA NORMALMENTE?

Não há um tempo determinado. Mas, para a técnica funcionar o bebê deve ser colocado para sugar, no mínimo de três em horas. Quanto mais o bebê sugar, maior a chance de o estímulo provocar a volta do leite materno; É importante que a mamãe esteja bem alimentada, através de uma dieta saudável e hidratada, tomando no mínimo 3 litros de água por dia; Apoio dos familiares também é fundamental, pois para que a técnica obtenha sucesso, a mãe deve estar bem descansada, calma e tranquila.


SEMPRE DÁ CERTO?

Se for realizado corretamente as chances de a mamãe voltar a produzir leite são bem altas. A mamãe pode procurar o pediatra que pode avaliar a possibilidade do uso de alguns medicamentos que podem ajudar, como spray de oxitocina, metoclopramida, entre outros, conforme o caso.


O MAIS IMPORTANTE É O VÍNCULO!

A amamentação cumpre outros papéis além de alimentar o bebê, pois auxilia na formação do vínculo entre e mãe e filho. O fato do bebê estar acolhido no colo da mãe, tendo contato pele a pele, escutando o coração da mamãe bater, é um ganho muito importante. Portanto, ao fazer a relactação, o sucesso já começa com a tentativa. Se conseguirmos fazer a produção de leite voltar é excelente, mas, caso não se consiga voltar a produzir, o simples fato de colocar o bebê amamentar no seio e a aproximação e vínculo deste ato já traz benefícios para o bebê e para a mamãe!


Grande Abraço, Dr. Marcelo Saldanha Pediatra


Comments


bottom of page