top of page

➡ Entenda os reflexos do bebê recém nascido 👶🏻


Nas primeiras semanas de vida do seu bebê, como ele possui um controle limitado do seu corpo, grande parte da sua atividade é totalmente reflexiva. Isso acontece para que o bebê se proteja, involuntariamente, de diversos possíveis perigos. Por isso, mesmo sendo extremamente dependente dos cuidados dos pais, ele não é totalmente indefeso.


Esses mecanismos naturais são muito importantes, por isso, é fundamental conferir com o pediatra se todos essas funções reflexivas do seu bebê estão funcionando, já que elas também indicam um correto funcionamento do cérebro e do sistema nervoso.

São diversos diferentes reflexos que o seu bebê possui nos primeiros meses de vida, a cada semana trarei um reflexo diferente para você entender melhor o funcionamento das ações involuntárias do seu bebê.


✴ Reflexo de Moro


É mais conhecido como o reflexo de susto, e ocorre quando o bebê é surpreendido com algum barulho ou movimento inesperado. Nesse caso, em resposta ao som ou ação, o bebê irá jogar a cabeça para trás, esticar os bracinhos e as perninhas e, em seguida, encolher-se contra seu peito. Durante esse acontecimento, o bebê pode chorar e inclusive se assustar com o seu próprio choro. Isso normalmente acontece quando você coloca o bebê para dormir, assim que você o deita, e ele se surpreende com esse movimento.


Mas não se preocupe, mamãe ou papai. O Reflexo de Moro tende a sumir após os primeiros dois meses de vida, quando ele já tem uma maior noção sobre os movimentos.


Na próxima semana, falaremos sobre o Reflexo de Busca!


Abraços,

Marcelo Saldanha Pediatra



Posts Relacionados

Ver tudo

Opmerkingen


bottom of page