Muitas vezes o resfriado é confundido com a gripe. Apesar de ser também uma doença respiratória, ele é causado por vírus diferentes, como rinovírus, parainfluenza e o vírus sincicial respiratório (RSV), que geralmente acometem crianças.
Os sintomas do resfriado, são mais brandos e duram menos tempo, entre dois e quatro dias. Os sintomas incluem tosse, congestão nasal, coriza, dor no corpo e dor de garganta leve. A ocorrência de febre é menos comum e, quando presente, é em temperaturas baixas. Já a gripe tem como principais sintomas febre alta, entre 38 e 40ºC, dor de cabeça, garganta, tosse e dor muscular.
COMO TRATAR GRIPES E RESFRIADOS
É muito importante que bebês com estes sintomas sejam levados para a consulta com o pediatra para que este prescreva o tratamento adequado. Especialmente no caso de febre alta, o tratamento deve iniciar rapidamente. Para amenizar o desconforto é importante lavar as narinas do bebê com soro fisiológico e aspirar as secreções.
Lavagem Nasal - Como fazer:
• Com um conta gotas, ou seringa (sem a agulha, óbvio), coloque soro fisiológico no nariz do bebê;
• Se você estiver usando o aspirador no formato de pera, aperte bem o bulbo antes de inseri-lo no nariz do bebê;
• Com todo o cuidado, coloque então a pontinha do aspirador nasal dentro de uma das narinas da criança. Agora desaperte o bulbo para que ele sugue a secreção;
• Retire-o da narina e em seguida aperte bem contra um lenço de papel. Limpe o bulbo e repita o processo na outra narina.
Grande Abraço, Dr. Marcelo Saldanha Pediatra
Comments