top of page

QUAIS AS VACINAS PARA O BEBÊ AOS 2 MESES

Pelo calendário brasileiro de vacinação aos dois meses o bebê vai precisar tomar 4 vacinas.


PODE SER NO MESMO DIA?

Sim. As 4 vacinas podem ser tomadas no mesmo dia.


QUAIS SÃO AS VACINAS?

· PENTAVALENTE: A primeira dose da vacina pentavalente imuniza o bebê contra as doenças difteria, tétano, coqueluche, infecções pela bactéria Haemophilus influenzae tipo (meningite, pneumonia, entre outras) e também é a segunda dose contra a hepatite B. É realizada no musculo lateral da coxa do bebê

· PÓLIO: A primeira dose da pólio protege o bebê da paralisia infantil. Também é realizada através de uma picada na lateral da coxa do bebê.

· ROTAVÍRUS: A primeira dose desta vacina previne infecções pelo rotavírus. Essa vacina é realizada através de gotinhas.

· PNEUMOCÓCICA CONJUGADA: A primeira dose protege contra doenças causadas pela bactéria pneumococo, como alguns tipos de pneumonia, meningites e outras doenças. É realizada no músculo lateral da coxa do bebê


ESTAS VACINAS DÃO REAÇÃO?

A maioria dos bebês não tem reação depois de tomar a vacina. Porém é comum que alguns bebês tenham reação. A mais frequente é a vermelhidão no local onde ocorreu a picadinha e uma parte durinha onde foi aplicada a injeção. Algumas crianças apresentam irritabilidade, febre ou dor.


O QUE FAZER SE MEU BEBÊ TIVER REAÇÃO

· DOR NO LOCAL: Faça compressas frias no local até picada até 24 horas depois da aplicação. Se continuar após este período, faça compressa quente.

· DOR OU FEBRE: Se o bebê apresentar dor ou febre, pode ser administrado analgésico e antitérmicos que o pediatra do bebê recomenda.

· IRRITABILIDADE: Enrolar o bebê bem apertadinho(sem apertar o local da vacina), deixar o bebê deitado sobre o braço ou no colo com a barriga virada para baixo, fazer um leve balanço com o bebê no colo e fazer suavemente e baixinho o som de “shiiii”, dar o peito, pois o ato de sugar também pode ajudar a acalmar o bebê.


QUANDO DEVO ME PREOCUPAR

Se os sintomas forem muito intensos você deve comunicar o pediatra.


POSSO MEDICAR MEU FILHO PREVENTIVAMENTE?

Não use nenhum remédio antes da aplicação pois eles podem interferir na ação da vacina.


NÃO SÃO MOTIVOS PARA DEIXAR DE VACINAR:

Indisposições, alergias e resfriados.


MOTIVOS PARA ADIAR A VACINA

Se o bebê estiver com um problema mais grave como infecção urinária, febre, pneumonia, alguns quadros virais e se estiver tomando medicamentos a base de corticoide. Na dúvida procure o pediatra ou o posto de saúde.


Um abraço,

Dr. Marcelo Saldanha Pediatra



Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page