top of page

Otite em Bebês

Otite é uma infecção causada no ouvido. Anatomicamente, nós temos três tipos de ouvido, o médio, o interno e o externo, que são diferenciados pela nossa membrana timpânica, ou seja, nosso tímpano. Tudo que for atrás do tímpano é otite média, quando é para fora do tímpano, otite externa.


POR QUE É PRECISO DIFERENCIAR OTITE MÉDIA DE EXTERNA?


Todas as infecções que produzem secreção estão relacionadas com a parte externa do ouvido. As que não produzem secreção geralmente estão atrás do tímpano. A mais comum em crianças é a otite média, ou seja, atrás do tímpano.


COMO A OTITE É CAUSADA?



Normalmente é causada por um tipo de bactéria, entretanto, também pode ser ocasionada por alguns tipos de vírus.


COMO É REALIZADO O TRATAMENTO?


Normalmente, estas infecções são causadas por bactérias, por isso são tratadas com antibióticos. Já as infecções ocorridas por vírus não são tratadas com antibióticos.


O BEBÊ SENTE DOR?


Quando a otite é externa é mais comum os bebês sentirem algum tipo de dor ao tocar no ouvido. Mas para as otites médias, o toque no ouvido não tem nenhum valor científico, ou seja, mesmo que o seu bebê não tenha nenhuma reação ao toque, não significa que ele não tenha a infecção. Entretanto, a criança com otite geralmente tem febre, sente dor, não consegue mamar direito, pois o movimento de deglutir (engolir) faz com que movimente o ouvido da criança.


COMO A OTITE É PERCEBIDA?


Através de um exame, onde o médico introduz no ouvido da criança um equipamento chamado otoscópio, que possibilita a visão do ouvido e permite saber se a criança está ou não com alguma infecção.


PODEMOS FAZER MAIS ALGUMA COISA ALÉM DO USO DE ANTIBIÓTICO?


Sim. Nós indicamos esquentar um pano com um ferro elétrico e colocar no ouvido da criança, pois o calor auxilia a aliviar a dor da infecção. Analgésicos, como paracetamol, dipirona e ibuprofeno, com a indicação do pediatra, também auxiliam bastante. Evitar a entrada de água no ouvido da criança, e principalmente vento.


COMO TRATAR A OTITE EXTERNA?


Com uma medida muito simples: pegue um papel higiênico, ou qualquer papel absorvente, e faça uma buchinha, com o objetivo de secar o ouvido da criança, removendo o excesso de secreção. Entretanto, tome cuidado para não deixar o papel muito úmido, para evitar que o papel se rompa e fique dentro do ouvido da criança.


CREMERS 21004



Posts Relacionados

Ver tudo

Komentáře


bottom of page