A principal maneira que os bebês têm de aprender sobre as coisas e o mundo ao seu redor é através dos sentidos.
Quando o bebê nasce, seu sentido mais avançado é o olfato. Isso, na verdade, ocorre desde quando ele está dentro da barriga, onde ele aprende a identificar o cheiro da sua mamãe, que rapidamente se torna o seu favorito.
Dependendo do que você comeu durante a gravidez, seu bebê pode se identificar com esses aromas, e isso pode ser usado para acalmá-lo em momentos difíceis, quando nada funciona.
Outro sentido muito aguçado nos bebês é o tato. Você pode observar facilmente como ele utiliza as mãos e a boca para aprender sobre os objetos. O contato físico é muito reconfortante para eles, abraços e contatos de pele são extremamente importantes para o seu desenvolvimento socioafetivo. Portanto, abrace muito seu bebê!
Você pode aproveitar e estimular esses sentidos, tanto o senso de toque como o olfato. Coloque o seu bebê para experimentar diferentes texturas, como brincar na grama, deitar sobre um tapete fofinho, ou até mesmo com diversos brinquedos. Exponha também seu bebê a novos aromas, como o cheiro do seu creme, a comida que você cozinha, ou uma ida ao supermercado.
Expor seu bebê a estas novas experiências sensoriais ajuda muito no seu desenvolvimento!
E você, já pratica algumas destas dicas ou conheceu agora? Conta aí !
Abraços 🤗
Marcelo Saldanha Pediatra
Comments