top of page

O QUE É IMPORTANTE SABER SOBRE OS DENTINHOS DOS BEBÊS!

A chegada dos dentinhos, costuma ser um momento de grande preocupação das mamães e papais. Por isso resolvemos esclarecer as principais dúvidas de vocês.

Não existe uma idade certa para a saída dos primeiros dentinhos. Espera-se que os primeiros apareçam entre 6 e 15 meses, que costumam ser os frontais de baixo, em pares. Mas, às vezes, pode surgir apenas um primeiro e em seguida vem o segundo.

É mais raro, mas acontece de nascer os dentes superiores primeiros. Não existe nenhum problema se isto ocorrer, não se preocupe!


· O BEBÊ PODE FICAR INCOMODADO QUANDO O DENTINHO ESTÁ PARA NASCER?

É bastante comum observarmos um certo desconforto do bebê nesta ocasião, mas sem maiores consequências ou problemas. Oferte mordedores apropriados e faça pequenas massagens com seu dedo (depois de lavar bem as mãos), pois estas medidas costumam amenizar o incomodo. Lembre-se que a saída de dentes é normal e esperada por isso fique tranquila.


· NASCER OS DENTES DÁ FEBRE?

Não existe nenhuma relação entre o nascimento dos dentinhos com febre, diarreia ou qualquer doença. Apesar da crença popular nesta possibilidade até hoje não existe nenhuma evidência cientifica desta relação. Portanto, se o bebê estiver com febre ou diarreia você deve procurar o pediatra para fazer o diagnóstico do que está causando este problema.


· QUANDO DEVO ESCOVAR OS DENTES?

Devemos iniciar a higiene dentária tão logo observamos o nascimento dos primeiros dentinhos. Deve-se utilizar escova dental própria para a idade e somente a partir dos 6 meses usar creme dental, em uma porção muito pequena, do tamanho de um grão de arroz cru. Esta escovação deve ocorrer de 2 a 3 vezes por dia.


· ATÉ QUE IDADE NASCEM TODOS OS DENTES?

Na maioria das crianças observamos a dentição completa até os 3 anos de idade. O “time” é composto por 10 dentes superiores e 10 dentes inferiores.


· QUANDO QUE COMEÇA A TROCA OS DENTES DE LEITE PELOS PERMANENTES?

Por volta dos 5 a 6 anos observamos as trocas de dentição de leites pelos permanentes. A troca completa pode durar até por volta dos 12 anos.


Continuem nos mandando sugestões de temas. Todos os email são lidos pela Equipe Salute e a cada semana eu escrevo sobre o assunto mais pedido por vocês. Nos acompanhe também pelas redes sociais.


Um abraço,

Dr. Marcelo Saldanha Pediatra

CREMERS 21004





Posts Relacionados

Ver tudo

Comentarios


bottom of page