top of page

O que determina o crescimento das crianças?


Como o crescimento é um processo complexo, vários fatores podem influenciar para que a criança atinja o seu potencial, individual. Veja em quais você pode contribuir no desenvolvimento da sua criança.

Nutrição:

Garantir uma alimentação variada, com comida saudável, é importante para que sua criança obtenha os nutrientes necessários para o desenvolvimento.

Não precisa inventar moda! Carboidratos saudáveis, proteínas, vegetais e frutas costumam dar conta do recado. Lembre-se que sempre que seu filho ingere alimentos processados, industrializados, pobres em nutrientes ele está deixando de realizar uma refeição determinante para a saúde. Doenças crônicas:

Caso seu filho tenha alguma doença crônica, é muito importante manter o tratamento adequado e o acompanhamento pediátrico em dia.

Sono adequado:

Dormir bem ajuda no crescimento, por isso é tão importante respeitar as horas de sono necessárias conforme a idade.

Além disso, o sono precisa acontecer cedo, pois o hormônio do crescimento é produzido durante o sono noturno, até às 6h da manhã. Se a criança dorme tardiamente, por consequência dormirá mais pela manhã, com a perda de horas de sono noturno que são mais eficientes em favorecer o crescimento.

Prática de exercícios:

Evitar o sedentarismo, começando com bons hábitos na infância também ajudam no crescimento. Uma hora de atividade física diária, que pode ser correr, jogar bola em casa mesmo, já garantem o desenvolvimento saudável.

Saúde emocional:

Níveis de estresse tóxico, como o que aconteceu com muitas crianças na pandemia, pode interferir no seu desenvolvimento. Crianças precisam de ambientes saudáveis que garantam sua saúde emocionais.

Genética:

É o principal fator que irá determinar o crescimento, responsável por cerca de 80% da estatura. Ou seja, o tamanho dos pais é o fator mais relevante para determinar a altura.

Posts Relacionados

Ver tudo

コメント


bottom of page