top of page

➡️ O papel do pai nos cuidados com o bebê



Para o bom desenvolvimento da criança, o papel do pai é tão importante quanto o da mãe, e ele pode, e deve, dividir com ela os cuidados com o bebê.


Muitos pais se sentem um pouco deslocados nos primeiros dias de vida do bebê, pois não sabem como agir e às vezes acreditam que só a mãe poderá prover o necessário para a criança. No entanto, com exceção da amamentação materna, o pai pode ser responsável por diversos cuidados, inclusive segurando e ajudando o bebê a arrotar logo depois da amamentação.


O papel do pai tem início desde a gestação, acompanhando as consultas do pré-natal, conhecendo o obstetra e o pediatra. Esse é o momento em que tanto o pai quanto a mãe podem aprender muito sobre os cuidados com a criança.


O pai pode ser responsável pelo banho, por acalentar o bebê na hora de dormir, por fazer as refeições para a família enquanto a mãe cuida do filho. Por organizar a casa e também por apoiar a mãe.


Esse é um momento de aprendizado, especialmente quando se trata do primeiro filho. Entretanto, é muito importante lembrar que os dois têm um papel fundamental no desenvolvimento do bebê.


O melhor a se fazer é conversar e ver como cada um pode atuar em cada tarefa que envolve esta criação, tendo em mente que essa divisão de tarefas é fundamental para o equilíbrio e o bem estar de toda a família!


Abraços 🤗

Marcelo Saldanha Pediatra




bottom of page