Nos primeiros dias quando o bebê é recém-nascido, muitas situações levam as pessoas acharem que o bebê está com fome. Vamos tentar entender o que acontece?
1- Dentro do útero, o bebê estava em um ambiente muito diferente do ambiente em que vivemos, ele estava no escurinho, apertadinho, quentinho, envolto de líquido, não respirava, não sentia fome e não recebia alimentação pela boca, e o principal: estava em contato muito próximo de sua mãe, ou seja, ele estava se sentindo totalmente seguro e protegido.
2- Com o nascimento, tudo mudou, agora ele está no nosso mundo, que é muito diferente do mundo do bebê dentro do útero. Todos os bebês estranham, uns mais outros menos, levando algum tempo para se acostumar. É como se eu pegasse você, mamãe, e a colocasse na lua, certamente você estranharia. Então o que os bebês fazem? Choram.
3- Pois é, isso mesmo, o choro é uma das formas dele se comunicar com o mundo (ele não chorava no seu útero), é a forma dele dizer o quanto ele está estranhando o nosso mundo e o quanto ele quer voltar para o mundinho dele.
4- Portanto os bebês recém nascidos, nos primeiros dias de vida, choram bastante, o que não é motivo para você se angustiar, pois eles normalmente não estão com fome ou dor.
5- Temos a cultura de achar que o choro do bebê, nos primeiros dias de vida, é problema, isso normalmente atrapalha bastante a amamentação, pois, qual é o raciocínio que se faz? Fome. E qual o próximo passo? Coloca-se no peito, mas como ainda nos primeiros dias não tem leite em abundância, o bebê ainda não está muito esperto e a mamãe não está muito craque o bebê segue chorando.
6- Aí começam a brotar as incertezas e as inseguranças, onde não vai faltar alguém para sugerir o leite artificial, e, infelizmente, até as maternidades estimulam essa prática. Esse é um erro corriqueiro na grande maioria das maternidades, e, mesmo nos primeiros dias de vida na sua casa, essa impressão de fome vai aparecer, pois é comum o bebê estar chorando bastante, receber leite artificial e dormir após.
7- Neste caso não vai faltar alguém para lhe dizer: “viu, seu bebê estava com fome, tomou mamadeira e dormiu” ou pior ainda “ você está matando o seu filho de fome”.
8- Agora eu imagino você, que já está bastante insegura, com dúvidas se o seu bebê está bem, chorando bastante, recebe uma mamadeira e dorme, não vai conseguir reagir as essas possíveis evidências de que seu bebê estava com fome, mas eu explico: Os bebês nos primeiros dias de vida, por motivos que já falei antes, choram bastante, na grande maioria das vezes não é fome nem dor, se ofertarmos leite artificial e enchermos o estômago dele de leite, vai desencadear sono pelo fato do estômago estar cheio (“efeito jibóia”, rsrsrs), são mecanismos fisiológicos, consequentemente deve dormir, ficando uma falsa sensação de que era fome, ou seja, dormiu por que “encheu a barriga”. Pensa comigo, você vai na churrascaria almoçar, e come bastante, o que normalmente acontece? Isso. Sono à tarde. Você precisava ter comido muito? Comer mais que o necessário (encher a barriga) é saudável? Não. O mesmo mecanismo que aconteceu com o bebê. Não caia nessa armadilha.
9- Então, se você está ofertando leite materno e seu bebê está mamando, dificilmente seu bebê estará chorando de fome. O bebê chora porque está se adaptando ao mundo novo.
10- Importante ressaltar que se seu bebê for prematuro ou tiver algum problema de saúde, você deve sempre levar em consideração essas especificidades e estar atenta as orientações do seu pediatra.
Dr. Marcelo Saldanha Pediatra
CREMERS 21004
Comentarios