top of page

Meu bebê está com febre. Quando devo procurar o pediatra?

➡Meu bebê está com febre. Quando devo procurar o pediatra❔

A febre é um sinal de que o organismo está combatendo algum tipo de infecção. Quando o organismo encontra algum vírus, bactéria, ou fungo, o mecanismo fisiológico elimina sozinho o que consegue, e ao mesmo tempo envia sinais ao cérebro, elevando a temperatura do corpo. Por isso, lembre-se que a elevação da temperatura faz parte do processo de combate à infecção.

35ºC ou menos - Hipotermia 36ºC a 37,5ºC - Normal 37,5ºC a 39,5ºC - Febre 39,5ºC a 41ºC - Febre Alta

Porque meu bebê tem febre❔

É comum os bebês terem febre por resfriado, gripe, dor de garganta, dor de ouvido, doenças respiratórias, infecção urinária, infecção viral, e até mesmo após tomarem alguma vacina. Na maioria das vezes, é um sintoma que desaparece sozinho, sem a necessidade de medicação.

Quais são os sinais da febre❔

O bebê febril fica com o rosto vermelho, sente frio, respira mais rápido e fica com o coração mais acelerado.

Quando devo me preocupar❔

Mais importante do que a temperatura em si, é a idade e o comportamento da criança. Se o seu bebê tiver mais de 3 meses e está com febre de até 38ºC, mas estiver comendo bem, dormindo e agindo de maneira tranquila, o ideal é apenas aliviar o mal-estar, com banho morno e compressas de água fria na cabeça, virilha e axilas.

Se o seu filho tiver menos de três meses e a temperatura estiver acima de 37,8ºC, você deve desagasalhar um pouco seu bebê, aguardar meia hora e medir a temperatura novamente. Se a temperatura continuar acima, você deve procurar um médico.

Quando devo procurar o pediatra❔

• Se o bebê tem menos de 3 meses de vida; • Se a febre chegar rapidamente a 39,5 ºC, indicando uma possibilidade de infecção bacteriana; • Se houver perda do apetite, havendo recusa da mamadeira, se o bebê dormir muito e quando acordado, mostra sinais de irritação intensa e não habitual, o que pode indicar uma infecção grave; • Se houver manchas ou pintinhas na pele; • Se o bebê chora muito ou fica muito tempo parado, sem nenhuma reação aparente; • Se houver sinais de que o bebê está com dificuldade para respirar; • Se não for possível alimentar o bebê por mais de 3 refeições; • Se houver sinais de desidratação; • Se o bebê ficar muito apático e não conseguir ficar de pé ou caminhar; • Se o bebê não conseguir dormir por mais de 2 horas, acordando várias vezes durante o dia ou noite, porque é esperado que ele durma mais, devido a febre.


Marcelo Saldanha

Pediatra - CREMERS 21004


Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page