✴ O que é ❓
A Icterícia neonatal é uma alteração causada pelo aumento de um pigmento amarelo no sangue, a bilirrubina. Esse pigmento é fabricado naturalmente pelo organismo.
Em um processo fisiológico, há um rompimento das células vermelhas, ocasionando a liberação deste pigmento, que vai direto para o fígado e, em seguida, é metabolizado e descartado através da urina.
Como os bebês ainda não têm as funções hepáticas maduras, pode ocorrer uma falha nesse mecanismo e a bilirrubina acaba ficando acumulada na corrente sanguínea, deixando a pele e os olhos do bebê com um tom amarelado. Outros fatores também podem ocasionar a icterícia, como a incompatibilidade sanguínea entre mãe e filho e dificuldades de amamentação.
Esta é uma alteração bem comum entre os recém nascidos, e surge geralmente a partir do terceiro dia de vida.
✴ Como tratar❓
Após detectar a icterícia, os níveis de bilirrubina do bebê serão avaliados diariamente. Se a alteração não regredir naturalmente, a fototerapia (ou “banho de luz”) é o tratamento mais indicado.
A doença fisiológica costuma durar de 7 a 10 dias e então regredir espontaneamente. Na fototerapia, o bebê é exposto a luzes específicas, que irão auxiliar na diluição e eliminação do pigmento. Esse procedimento deve durar em torno de 1 ou 2 dias, e a frequência depende de cada caso.
Após passado o período de regressão ou de tratamento, fique de olho na coloração do seu bebê e mantenha uma consulta regular com o seu pediatra. Algumas vezes a concentração de bilirrubina pode subir, embora não seja comum.
Comments