top of page

Icterícia - Amarelão

Icterícia fisiológica é uma condição que acontece em torno de 60% dos bebês, ela se caracteriza pela presença de uma tonalidade amarela na pele e olhos do bebê pelo acúmulo nos tecidos de uma substância chamada bilirrubina. Isso se deve ao fato do fígado do bebê ainda não estar funcionando 100%.


Quando o bebê nasce, uma das inúmeras funções do fígado é contribuir com a excreção desse pigmento chamado bilirrubina. É uma condição que normalmente não traz maiores problemas para o bebê, pois com o passar do tempo, o fígado do bebê vai ficando cada vez mais ativo, dando conta da eliminação desse pigmento. Porém, algumas vezes a produção é tão grande que o nível da icterícia se torna acentuado a ponto de necessitar de tratamento específico. Nesses casos, o tratamento se dá através de fototerapia no hospital, através de um procedimento bastante simples, popularmente conhecido como o banho de luz (mas que é necessário ser realizado no hospital).


O que fazer

Manter o acompanhamento com seu pediatra para avaliar a intensidade da icterícia. Pegar sol antes das 10 horas e depois das 16 horas em torno de 5 a 10 minutos podem contribuir para redução icterícia.


O que não fazer

Dar chás e outros tipos de medicações sem autorização do pediatra.


Grande Abraço, Marcelo Saldanha

Pediatra


Comments


bottom of page