top of page

2ª Semana - Fecundação


Esta é a fase em que acontece o encontro do óvulo maduro com um espermatozóide e, portanto, a fecundação. A partir daí, o embrião começa a se desenvolver. No início, ele é constituído por uma cabeça, um tronco e uma cauda. Após, começam a ser formados os alicerces que futuramente serão os órgãos do bebê.

Nesta semana, também inicia a formação do tubo neural, que irá se transformar no cérebro, na medula espinhal e no sistema nervoso. Além disso, a placenta também começa a ser formada.

As principais mudanças no corpo da nova mamãe são um aumento no volume de sangue, para a oxigenação, um aumento nos níveis de estrogênio, que avisam que o óvulo foi fecundado, e um engrossamento das paredes do útero, para começar a abrigar o embrião.

Os sintomas destas primeiras semanas podem ser facilmente confundidos com sintomas pré-menstruais. As novas mamães podem sentir maior sensibilidade nos seios e mudanças de humor. Isso aconteceu com você ?

Nessa semana, ainda não é possível a comprovação da gravidez através de análises. O resultado só pode ser confirmado após mais duas semanas.

Escreve aqui embaixo se você já suspeitava da gravidez antes mesmo de poder fazer um exame para confirmar

Um Abraço, Dr. Marcelo Saldanha Pediatra

Perdeu o post da 1ª semana? Leia aqui: https://mla.bs/aceb4f23




Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page