top of page

➡ O equilíbrio entre o papel de mãe e o de mulher 👩👩‍👧‍👦


A maternidade chega repleta de mudanças, tanto fisiológicas como psicológicas na vida de uma mulher. É necessário muito apoio familiar na chegada dessa nova fase e com a preparação da gravidez.


O cérebro feminino tem alterações morfológicas após a maternidade, essas mudanças interferem diretamente em fatores hormonais e psicológicos, que junto a intervenções culturais mudam o posicionamento social dessa mulher com o mundo, já que agora ela é mãe.

Não se pode separar a mulher da mãe biologicamente, entretanto, é preciso ter sempre em mente que esses papéis podem ser equilibrados. O apoio da família é fundamental e necessário para que a mulher não esqueça de cuidar de si mesma ou da sua carreira profissional, mesmo que ela mude com a chegada do bebê.


A nova mãe precisa, antes de tudo, ter liberdade de escolha. Perceber e entender que os papéis de mãe, mulher, esposa e profissional podem existir em harmonia é de extrema importância para a saúde de toda a família, e isso depende muito do apoio dos parceiros e familiares.


Portanto, não deixem de apoiar a nova mamãe e, sempre que possível, lembrá-la de cuidar de si mesma!


Abraços,

Marcelo Saldanha Pediatra.



Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page