top of page

Dica do Pediatra: Cocô do Bebê

Quantos dias o meu bebê pode ficar sem fazer cocô?

Depende. Se o bebê estiver em aleitamento materno exclusivo pode ficar até uma semana sem fazer cocô. O importante é você perceber se ele esta desconfortável.


Para alguns bebês que estão desconfortáveis e chorosos após alguns dias sem evacuar, com muitas gases ou com cólicas podemos:


· aplicar massagens abdominais;


· calor na barriguinha (use um pano aquecido com um ferro);


· faça movimento de bicicleta com as perninhas dos bebês (empurre com delicadeza as perninhas dos bebês contra a barriguinha);


· No caso de estar a alguns dias sem evacuar, pode-se fazer estímulos retais para amenizar (pegue um cotonete e coloque óleo de bebê em uma das bases, depois, com muito cuidado e delicadeza, insira a parte com o algodão no ânus do bebê e faça suaves movimentos circulares. Prepare-se porque normalmente o bebê irá fazer cocô depois disso!).


· Apesar de não haver comprovação da relação da dieta da mãe e as cólicas, pode-se tentar mudar a dieta da mãe que amamenta para tentar diminuir a cólica.


· Suplementação com lactobacillus e medicamentos podem ser indicado em algumas situações, procure seu pediatra para verificar se essa é uma alternativa para o seu caso.


Quando devo me preocupar com a aparência do cocô do bebê?

Se o bebê estiver tento sangramento ao evacuar, você deve contatar com o pediatra.


Grande Abraço, Marcelo Saldanha

Pediatra



#marcelosaldanhapediatra #salutepediatria #pediatra #pediatria #maternidade #beberecemnascido #dicasdopediatra #coco

bottom of page