top of page

➡ Como saber se uma mãe está com depressão pós-parto❓



A depressão pós-parto é um transtorno de humor que pode iniciar na gestação ou até a 6ª semana após o parto. Ela pode persistir por um ano, ou até mais. Cerca de 10% a 20% das novas mamãe acabam sofrendo com essa doença.


Uma mulher com depressão pós-parto pode apresentar sinais de irritabilidade e ansiedade, além de dormir mal, perder a capacidade de sentir prazer, sentir-se culpada, estar sempre cansada e desanimada, ter o apetite diminuído e também não conseguir amamentar.

Mas atenção: nos primeiros dias após o nascimento do bebê, é perfeitamente normal que a mãe se sinta irritada, triste, ou com vontade de chorar sem motivos. Isso acontece devido à mudança hormonal que ocorre nessa fase. Isso é chamado de tristeza puerperal, que é uma condição passageira. Esses hormônios se estabilizam à medida que a mulher começa a produzir leite materno.


➡ O que fazer se a mulher estiver com sinais de depressão pós-parto❓


Essa condição requer um tratamento médico imediato. Caso não seja tratada, ela pode trazer sérios prejuízos na interação entre mãe e bebê, inclusive no vínculo afetivo. Essa condição também pode trazer inseguranças nos cuidados com o bebê, que afetará a sua saúde de forma significativa.

Portanto, é preciso ficar atento aos sinais, se eles se prolongaram para além do primeiro mês após o nascimento do bebê, pode ser que a mulher esteja com depressão pós-parto.


Abraços,

Marcelo Saldanha Pediatra.



Posts Relacionados

Ver tudo

Комментарии


bottom of page