Você sabe o que é TDHA (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade) ❓
Não é falha de caráter ou falta de “laço”. É um transtorno neurobiológico, genético, que se inicia na infância e em muitos casos se estende a fase adulta. Aquela criança desatenta, que não para quieta e impulsiva, pode não ser uma criança “mal educada” e sim que precisa de diagnóstico e tratamento.
Frequentemente essas crianças enfrentam graves problemas pois, não é raro que a própria família desconheça o diagnóstico e, portanto, não saiba como agir com a criança. A escola, muitas vezes é uma aliada, quando se propõe a auxiliar essas crianças, mas não são raros os casos em que a escola também não acolhe e foge do compromisso de educar a criança. Essa falta de acolhimento e tratamento acaba agravando o problema e muitas crianças deixam a escola e tem sua saúde mental totalmente afetada pela situação.
O TDHA não é um simples transtorno. É um grave problema de saúde que afeta uma parcela muito grande da população. A cada mil pessoas em torno de 50 a 100 são TDHA. Um número altíssimo que nos exige enquanto sociedade a enfrentar a questão.
🔵 Você sabe quais são os direitos dos portadores de TDHA ❓
▶ A Constituição Federal assegura o acesso à educação escolar.
▶ É proibida quaisquer tipo de discriminação
▶ Escolas devem desenvolver projetos pedagógicas que contemplem a diversidade de alunos, inclusive os portadores de TDHA
▶ Ter acesso a tratamento de saúde e medicamentos pelo SUS
🔽🔽🔽🔽🔽🔽🔽🔽🔽🔽
Em caso de dificuldades em garantir os direitos da criança TDHA
1️⃣Educação: Buscar a conciliação junto à instituição de ensino. Saúde: Buscar atendimento junto à Secretaria de Saúde do Município.
2️⃣Educação: Procurar o Conselho Tutelar, Saúde: Buscar solução junto ao Conselho Municipal de Saúde e Ouvidoria SUS (136)
3️⃣Buscar auxílio junto ao Ministério Público e ao Poder Judiciário.
Marque quem precisa saber!
Marcelo
Comments