top of page

Febre alta dá convulsão?


Não necessariamente. Para a convulsão ocorrer, existem diversos fatores relacionados, como a pré-disposição genética, por exemplo. Geralmente ocorre entre os 6 meses de idade e os 6 anos de vida.


A convulsão febril também pode ocorrer depois de vacinas.


Apesar de assustadora, a convulsão febril não traz consequências graves para a criança na grande maioria das vezes. Ela ocorre no primeiro dia da febre e não se repete obrigatoriamente nas febres seguintes.

Quando a criança está convulsionando, apresenta contrações fortes nos braços e pernas e perda de consciência. Geralmente tem um período curto de duração.


Se a convulsão acontecer, não se apavore e tome algumas precauções: coloque a criança em algum local seguro, vire sua cabeça ou seu corpo de lado para que ela não se engasgue com a saliva. Não segure a língua e nem tente restringir os movimentos da criança, procure afrouxar as roupas dela.


É preferível que você espere a criança parar de convulsionar para levá-la ao hospital, geralmente essa convulsão não dura mais que alguns minutos. Assim que possível, leve a criança para o pronto socorro para atendimento médico.



Posts Relacionados

Ver tudo

コメント


bottom of page