top of page

Conheça os melhores rituais para organizar a rotina do bebê


A rotina pode ser libertadora, mas exige muita organização da família. No entanto, a tranquilidade e segurança que uma boa rotina traz para criança compensa o esforço, além de repercutir positivamente para um sono de qualidade, que é um dos grandes desafios da primeira infância.


Mais importante que horários rígidos, é garantir uma sequência de atividades diárias. Variações de horários, entre 15 e 30 minutos, não costumam ser prejudiciais para boa parte das crianças.


O mais importante é que você vá aprendendo a se conectar ao seu bebê para aprender a entender os sinais do sono, fome e desconforto. Até porque a rotina não é a mesma do nascimento até o fim da infância. Ela deve ir se ajustando conforme você vai identificando às mudanças nas necessidades da criança.


Rituais podem ajudar você a organizar a rotina:


  • Ritual de Bom Dia:


Ao despertar do bebê, abrir as janelas da casa, deixando a luz natural entrar; dar um bom dia animado, usar uma mesma música diariamente, que ajude a sinalizar que o dia começou (bebês gostam de previsibilidade);


Cantar, conversar, brincar, enfim, interagir com a criança. Você quem define quais serão as primeiras atividades que realizarão juntos no primeiro momento do dia.


  • Ritual das Sonecas:


Procure manter horários próximos diariamente e evite brincadeiras agitadas por uns 30 minutos antes da soneca. O ritual pode ser rápido, com uma música tranquila, por exemplo. Sons como ruído branco ajudam a acalmar e abafam os sons externos.


  • Ritual de Boa Noite:


Pode começar com um banho, seguido de vestir um pijama, amamentar, contar uma historinha. É importante que as luzes não estejam todas acessas e movimentação da casa esteja mais calma um tempo antes de iniciar o ritual para ir criando um ambiente de relaxamento.


  • Ritual das refeições:


Para os bebês que já estão na fase de introdução alimentar, reunir a família na mesa de refeições é um ritual que ajuda a estimular o desenvolvimento e fortalece os laços familiares.

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page