top of page

COMO TRATAR DERMATITE EM BEBÊ


Dermatite é uma infecção ou inflamação na pele, que pode ser provocada por várias causas. Desde agentes externos, como o contato com poeira ou algum produto que possa causar inflamação na pele da criança, até mesmo processos infecciosos ou alérgicos.


POSSO USAR MEDICAÇÕES?


Não se deve medicar, com medicamentos fortes e sem orientação médica, a criança com dermatite. As medicações a base de corticóides podem ser usadas por um curto período de tempo. Entretanto, o uso prolongado e crônico desta substância pode piorar a dermatite e deixar a pele mais sensível.


COMO TRATAR?


As orientações para o tratamento da dermatite geralmente são muito simples. Você pode utilizar cremes hidratantes (sem corticóide), anti-alérgicos, e produtos mais simples, como pasta d’água. Também orientamos realizar banhos na criança com aveia, camomila ou maizena.


COMO PREVENIR A DERMATITE?


Para prevenção é importante a utilização de repelente com bastante frequência. Caso a criança seja picada por algum inseto, oriente para que não coce a ferida, pois existem diversos germes nas mãos e unhas que podem gerar infecções bacterianas. Não expor a criança a ambientes potencialmente insalubres, com manifestação de insetos. Temperaturas extremas, tanto no frio como no calor, também devem ser evitados.


O QUE SÃO DERMATITES ATÓPICAS?


As dermatites atópicas ocorrem quando a criança possui predisposição alérgica, ou seja, que normalmente têm outras alergias, como asma, gastroenterite ou alergias instestinais a alguns tipos de alimentos. Portanto, as dermatites atópicas são lesões de pele na criança alérgica, através da manifestação dessa alergia na pele.

O tratamento neste caso é basicamente o mesmo, uso de cremes hidratantes, por vezes que contenham o corticóide, que também deve ser usado moderadamente neste caso.


EXISTE CURA PARA A DERMATITE?


Não existe cura, mas existe controle. Estas alergias, que podem aparecer tanto na pele como no intestino ou de forma respiratória, são tratadas em seu contexto geral.


O QUE SÃO ALERGENOS?


Alergenos são produtos ambientais que podem gerar alergia na criança. Estes produtos geralmente são poeira, fumaça, mofo, tinta e produtos químicos. Portanto, é preciso amenizar o contato da criança com este alergenos a fim de evitar a manifestação de alergias.


Dr. Marcelo Saldanha  Pediatra 👣


Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page