top of page

Como estimular o seu bebê a engatinhar?


Todas as fases do desenvolvimento são importantes e devem ser estimuladas, mas frequentemente existe um anseio dos adultos para que a criança comece caminhar cedo.


Por isso, apesar dos perigos, muitas pessoas ainda adotam andadores ou mesmo começam a estimular a criança

a ficar de pé antes mesmo que elas comecem a engatinhar.


Engatinhar é muito importante, pois fortalece grupos musculares das mãos, braços, ombros e coluna.


Além disso, aprimora as habilidades visuais do bebê que desenvolvem a percepção espacial, de profundidade e o equilíbrio. Essa fase é tão importante que até mesmo irá refletir mais tarde no aprendizado escolar. Isso porque o controle motor e a psicomotricidade tem relação estreita com a aprendizagem.


Desde os primeiros meses de vida, o bebê já começa a ter o reflexo natural para engatinhar. Para desenvolver essa habilidade ele deve ter a oportunidade de “treinar”.


O melhor estímulo não exige nenhum brinquedo caro, você precisar apenas proporcionar que o bebê possa brincar muito no chão.


Colocar o bebê de bruços com frequência, sempre sob supervisão, vai ajudá-lo a ir fortalecendo sua musculatura para que naturalmente ele avance nas fases do desenvolvimento.


Você costuma colocar seu bebê de bruços?


1) Use um espelho:


Deite o bebê de bruços e coloque em sua frente um espelho, perto suficiente que ele consiga ver e se atrair, mas com um pequeno espaço para ele poder tentar se movimentar. Curioso pela própria imagem o bebê vai se esforçar para se aproximar.


2) Use brinquedos atrativos:


É natural que o bebê comece a ter interesse em tocar e manipular objetos. Esse é o momento ideal para que você o coloque de bruços no chão, com seus brinquedos preferidos um pouco afastados das mãozinhas. Conforme o bebê vai conseguido alcançar o objeto você pode ir aumentando as distâncias.


3) Use um tatame:


Muitos pais têm receio de colocar as crianças diretamente no chão, especialmente em locais frios. Uma alternativa é usar um tatame, espécie de tapete de borracha, macio e, ao mesmo tempo, firme o suficiente para que o bebê consiga se movimentar sem perigos. Além de isolar o frio do piso.

Posts Relacionados

Ver tudo

Commentaires


bottom of page