top of page

Gestante pode comer por dois?


É perfeitamente normal engordar durante a gravidez. O ganho de peso é necessário para o melhor desenvolvimento do seu bebê, mas existem alguns cuidados que devemos ter.

O ganho de peso ideal está ligado ao valor do IMC (Índice de Massa Corporal) que a mulher possui antes de engravidar. Ou seja, quanto maior o IMC inicial, menos a mulher deve engordar durante a gestação.


Em média, para as mulheres que estão com o IMC nos padrões ideais (entre 18,5 e 25), o ganho de peso deve ser entre 11 e 16kg.


Mas no que consiste todo esse peso?


Além do peso do próprio bebê, você tem um aumento de diversas partes do seu corpo. Por exemplo, a camada muscular do seu útero cresce, seus seios aumentam de tamanho, o volume de sangue que circula no seu corpo cresce, você acumula líquido no organismo, além do líquido amniótico que envolve o bebê. A placenta, que nutre o bebê, também tem uma parcela nesse peso, além do acúmulo de gordura, que ocorre para que você tenha um estoque extra de energia para a amamentação.


O ganho excessivo de peso durante a gravidez pode aumentar o risco de hipertensão e diabete gestacional, além de um estiramento de pele muito grande na barriga e também complicações no parto.



Procure manter uma dieta balanceada, coma bem, mas esqueça aquela história de “comer por dois”. Manter uma atividade física moderada, como caminhada, ioga, pilates, ou mesmo procurar subir e descer escadas no dia a dia, também ajuda a não acumular muito peso neste período. Não faça um regime radical, pois você precisa de energia e nutrientes.

Posts Relacionados

Ver tudo

コメント


bottom of page