top of page

Ficar de bruços: a importância para o desenvolvimento da coordenação motora

Ficar de bruços é extremamente benéfico pois ajuda o bebê a desenvolver os músculos do pescoço, das costas e dos ombros. Estes músculos são necessários para que o bebê conquiste grande parte dos seus marcos físicos, como engatinhar, sentar e se levantar.


Você pode deixar o seu bebê de bruços já nos primeiros dias de vida, incluindo este exercício como uma rotina diária. Mas atenção: no começo, você deve deixar ele de bruços apenas por poucos minutos no seu colo. Conforme for se acostumando, ele poderá ficar de bruços por períodos mais longos e com mais frequência. Conseguindo ficar nesta posição até entre 10 e 15 minutos.


Nem todos os bebês gostam de ficar de bruços, alguns até reclamam bastante. Mas é muito importante que você o estimule e o mantenha nessa posição nem que seja por menos de um minuto.


À medida em que ele vai crescendo e ficando mais forte, você pode colocar um cobertor no chão, e deixar o seu bebê de bruços logo após uma troca de fralda ou uma soneca. Não coloque ele após as refeições pois pode ficar desconfortável. Posicione alguns brinquedos ao seu redor para estimulá-lo.


Nunca deixe o seu bebê sozinho enquanto estiver de bruços. Se ele começar a ficar muito agitado ou irritado, mude a posição e tente novamente após algum tempo. Lembre-se de que essa é uma posição muito importante para prevenir atrasos motores e desenvolver o cérebro de maneira mais saudável.



Posts Relacionados

Ver tudo

Comentários


bottom of page