top of page

Bronquiolite aguda: o que é e como tratar




A bronquiolite aguda é uma infecção viral, que ataca a parte mais delicada do pulmão do bebê, os bronquíolos. Ela é causada, na maioria das vezes, por vírus respiratórios.

Os sintomas da bronquiolite geralmente se iniciam por um resfriado, com obstrução, coriza, tosse, febre e recusa das mamadas. O quadro evolui, em um ou dois dias, para tosse mais intensa, dificuldade para respirar, chiado no peito e respiração rápida. Por vezes, podem ocorrer sintomas mais graves como arroxeamento dos lábios e extremidades, pausas de respiração, gemência e sonolência.

Na maioria das vezes, não é necessário tratamento medicamentoso pois a melhora é benigna, ou seja, evolui para a cura. Os principais cuidados são acompanhamento da febre, observação do padrão respiratório e cuidados para manter o bebê bem hidratado e nutrido.

O segredo para evitar a bronquiolite é a prevenção! Medida simples e eficazes como evitar o contato do bebê com adultos e crianças resfriadas, lavar e higienizar as mãos com álcool 70% antes de tocar no bebê, fugir de aglomerações, promover a amamentação e evitar o contato com fumantes.

Ao observar os sintomas de bronquiolite, leve seu bebê ao pediatra para que ele monitore o quadro e dê as recomendações necessárias.

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page