top of page

A importância do ácido fólico na Gestação

O consumo dessa vitamina do complexo B é extremamente importante para o desenvolvimento do seu bebê durante a gravidez e até mesmo antes do período gestacional!


O ácido fólico (B9) é fundamental para a formação do tubo neural do bebê, que dará origem ao cérebro e à medula espinhal. Entretanto, essa estrutura é formada até o 28º dia da gestação, quando muitas mulheres ainda não sabem que estão grávidas. Por isso, é muito importante planejar a gravidez e garantir o consumo mínimo de ácido fólico.

Este nutriente pode ser encontrado em alimentos como vegetais de folhas verdes e escuras, como espinafre e brócolis, grãos e leguminosas, como lentilha, feijão e ervilha, em frutas, como morango, melancia, melão e laranja, e carnes.


Porém, é difícil quantificar o consumo diário desse nutriente através dos alimentos. Assim, é aconselhável que a mamãe tome um suplemento vitamínico como reforço, pois ele será absorvido pelo seu organismo mais facilmente.


Por isso, se você está planejando uma gravidez, visite seu médico para que ele lhe indique uma suplementação adequada. Se você já está grávida, é importante tomar as doses diárias recomendadas.



Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page