top of page

Visitas ao recém-nascido: 05 dicas essenciais


A chegada de um bebê é sempre um momento especial. Entretanto, é preciso ter calma para conhecer o recém nascido, pois este é um momento de uma grande mudança para a nova família, que ainda está se adaptando à chegada do bebê.


Por isso, trouxemos 5 dicas essenciais na hora de ir visitar o recém nascido.


1- Pergunte para os pais se eles preferem a visita no hospital ou em casa


Muitas vezes, os pais preferem as visitas ainda no hospital, pois podem contar com a ajuda dos enfermeiros e não precisam se preocupar com a organização da casa. Outros, por sua vez, preferem reservar esse momento íntimo e conhecer mais o bebê. Se eles pedirem para você aguardar mais um pouco antes da visita, não fique chateado e aguarde o momento certo.


2- Sempre ligue antes de visitar


As visitas inesperadas podem não ser agradáveis, especialmente quando a família está adaptando toda a sua rotina com o recém nascido. Muitas vezes o bebê está começando a pegar no sono e a visita chega ou atrapalha na hora da amamentação. Por isso ligue, e combine um horário que fique melhor para a família.


3- Não fume e não use perfumes


O olfato do bebê ainda é muito sensível, e ainda não se sabe se ele tem alergias ou restrições. Por isso, o ideal é evitar expor o bebê a odores desnecessários. Além disso, não vá se estiver doente, pois o sistema imunológico da criança ainda está em formação, e ela fica mais suscetível a vírus e bactérias. Evite segurar a mão do bebê e também ficar beijando-o. As mãos e bocas são grandes transmissores de bactérias.


4- Segure os conselhos e palpites


Nestas primeiras semanas, quando a mãe ainda está se adaptando ao novo papel, cheia de incertezas se está cuidando bem do seu bebê, tudo o que ela não precisa é de palpites e de conselhos inconvenientes, que podem deixá-la irritada, triste e insegura. Portanto, evite comentários sobre o choro, fome, entre outros. Só dê sua opinião sobre a criação se a família perguntar.


5- Não peça para a mãe acordar o bebê


O sono do recém nascido é sagrado, e também é um momento em que os pais podem aproveitar para fazer as outras tarefas da casa, ou até mesmo descansar um pouco. Portanto, nunca peça para a mãe acordar o bebê.


Abracos, Marcelo Saldanha




Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page