top of page

5 PASSOS PARA SOLUCIONAR SUAS DÚVIDAS SOBRE A INTRODUÇÃO ALIMENTAR DO BEBÊ


1- ALEITAMENTO EXCLUSIVO ATÉ O SEXTO MÊS DE VIDA

O leite materno deve ser preferencialmente o único alimento do bebê, pois atende todas as necessidades nutricionais para um desenvolvimento adequado. Seu bebê não precisa de mais nada além dele.


2- QUANDO NÃO FOR POSSÍVEL ALIMENTAR O BEBÊ COM LEITE MATERNO, VOCÊ DEVE DAR APENAS O LEITE ARTIFICIAL

Outros tipos de alimentos só devem ser iniciados próximo ao 6º mês de vida. Se você não tiver condições de comprar o leite específico para bebê, peça orientação ao profissional de saúde que o acompanha sobre a possibilidade de oferecer leite de vaca. MAS ATENÇÃO! Você deve seguir corretamente as orientações para evitar problemas de saúde.


3- 6 MESES – COMEÇAMOS PELAS FRUTINHAS!

Próximo aos 6 meses você pode começar a oferecer frutinhas ao bebê. Comece com banana, pêra e maçã. Dê três dias seguidos a mesma fruta, para verificar se tem alguma reação alérgica.


4- PAPINHA SALGADA

Inicialmente, você pode começar com uma papinha bem simples: 1 batata + 1 cenoura + 1 pedaço pequeno de carne bovina magra. A cada três dias, acrescente um novo ingrediente de cada grupo alimentar. Depois do período da adaptação, a papinha salgada deve ser completa e ter pelo menos um ingrediente de cada grupo:


• CARBOIDRATOS (energia) – batata, arroz, aveia, mandioquinha, milho. • LEGUMES (vitaminas e minerais) – beterraba, cenoura, abobrinha, quiabo, brócolis, couve-flor, chuchu. • VERDURAS (vitaminas e minerais) – espinafre, agrião, rúcula, alface, couve. • PROTEÍNAS DE ORIGEM ANIMAL (construção do organismo) – carne bovina, aves, peixe e ovo. • PROTEÍNAS DE ORIGEM VEGETAL (construção do organismo) - feijão, ervilha, lentilha, grão de bico, vagem.

Cozinhe os ingredientes com pouca água, com a panela fechada. Você pode temperar com cebola, alho, salsinha, cebolinha, orégano, coentro e manjericão. NÃO USE SAL. Depois de cozinhar tudo, AMASSE COM O GARFO. Não use liquidificador!


5- ORDEM NA INTRODUÇÃO ALIMENTAR!

• PRIMEIRA SEMANA – Leite materno livre demanda, mais uma frutinha 1 vez ao dia. • SEGUNDA SEMANA – Leite materno livre demanda, mais uma frutinha 1 vez ao dia e papinha salgada no almoço • A PARTIR DA 3ª SEMANA – Leite materno livre demanda, 1 frutinha de lanche da manhã, 1 frutinha de lanche da tarde, papinha salgada no almoço e no jantar.


DICAS EXTRAS

O bebê não precisa de açúcar na sua alimentação! Não ofereça alimentos, temperos e sucos industrializados. Ofereça água ao bebê depois do período de amamentação exclusiva. Você pode oferecer papinha industrializada, desde que em situações eventuais.

Dr. Marcelo Saldanha Pediatra




bottom of page